quinta-feira, 20 de março de 2014

Os sumos verdes detox parecem 'comida' de extraterrestres

Não entro nesses esquemas que trocam o prazer de mastigar por essas invenções vindas sabe-se lá de onde (na verdade até sei). O argumento é dos seguidores desses batidos é a seguinte: uma vez que não incluo na minha alimentação legumes e frutas suficientes, passo a misturá-los todos e transformá-los numa bebida e "despejá-lo" de uma assentada no bucho, para substituir um almoço, um jantar ou um lanche.

Os sumos/batidos até podem ser saborosos para as papilas gustativas, mas na realidade são nojentos para os olhos. "Até é bom" ou "bebe-se bem", dizem os que se querem desintoxicar.

Para desintoxicar sugiro: 1-deixar de fumar, 2- fazer exercício 3- beber água 4- deixar o álcool e outro tipo de drogas mais ou menos pesadas 5- não comer fast food , fritos, doces e gorduras 6-comer frutas e legumes, mas ter o trabalho de os mastigar (esta é para os mais empenhados)

Não seria mais natural ingerir esses alimentos inteiros, ou semi inteiros, num prato, de faca e garfo? E o prazer de sentar à mesa e tomar uma refeição normalmente? Não sei, digo eu, se calhar estou a ser demasiado progressista (ou demasiado antiquada para os visionários). De repente, parece que estamos noutro planeta. 

O problema não está nos ingredientes que os sumos levam, está na forma aberrante a que se chegou para os consumir, menosprezando totalmente a beleza e o sabor individual de cada um. Se eu não gostasse de legumes, esta não seria a maneira mais apelativa para conseguir apreciá-los. Mas isto sou eu.


1 comentário:

  1. Percebo o que queres dizer… mas eu pessoalmente adoro! Sempre gostei de sumos… mas não deixo de comer fruta e legumes ''de garfo e faca'' por isso. O meu sumo leva apenas uma peça de fruta : uma laranja, duas cenouras e gengibre, por exemplo! Sobra-me um leque vasto de vegetais e frutos para resto do dia ! :)

    ResponderEliminar