sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Porque corro?

Essencialmente por uma questão de saúde. Saúde mental e física, sendo que a mental é a mais importante por condicionar muito a física. Mas, depois, a saúde física também é muito boazinha para a mental, não é? E isto acaba por andar tudo ligado, como dizia o outro.

Quem faz da corrida um hábito na sua rotina sabe como é precioso o tempo em que estamos a sós connosco próprios, com os nossos pensamentos, ideias, ansiedades, amarguras, etc etc. Mesmo quando temos a companhia de outro corredor, vamos apenas concentrados em nós. Correr nunca é um desperdício de tempo, porque serve sempre para organizar mentalmente algumas coisas, ou para "pacificar" e/ou atenuar algum stress

É também durante a corrida, e não só na almofada, que nos surgem as melhores ideias para as mais diversas situações diárias, desde o prato que vamos cozinhar para o jantar, à fotografia que temos de tirar ao sítio x ou ao pormenor y, ou a frase brilhante (pensamos nós) que vamos escrever no próximo texto, ou outra coisa qualquer. Uma infinidade de coisas, para ser sincera. 

Se não servir para ter ideias, serve de certeza para poder justificar (a nós mesmos e nunca aos outros) a ingestão de alimentos que outros dizem que engordam, tais como o pão e afins, sem andar a chorar por cada pedaço de hidrato de carbono que se ingeriu, ou a desfalecer por andar a seguir religiosamente regras pseudo dietéticas que põem as moças irritadiças, pálidas e infelizes. 

A corrida serve ainda para descansar melhor. Os corredores, além de apreciarem o momento da corrida, apreciam ainda mais (isto se calhar sou só eu) o pós-corrida: banho quente, sofá, refeição, sofá, cama. Isto se o treino for no final do dia. Se for de manhã, não passamos o dia entre o sofá e a cama. Digo eu. Até porque, outro benefício da corrida é precisamente a energia que nos fornece e a sensação de leveza que nos provoca, ideal para começar o dia. 

Mas, verdade seja dita, também corremos para ser cada vez melhores, cada vez mais rápidos, e para alcançar objectivos. Os meus objectivos? Fazer 10 km em 50 minutos na São Silvestre deste ano. Mas se fizer em 52 ou 53 minutos já ficarei bastante satisfeita, uma vez que na última prova fiz em 54 minutos. 

Enfim, corro para estar bem física e mentalmente, observando-me a mim mesma, e ao mesmo tempo, observando e apreciando o mundo que me rodeia. 


P.s. Dizem que vem aí uma vaga de frio polar, pelo que aconselho a irem bem vestidinhos se forem correr (sem exageros, porque afinal de contas vão correr e não para um piquenique). 



Sem comentários:

Enviar um comentário